terça-feira, 6 de julho de 2010

O Corpo Humano pode ser treinado e aperfeiçoado


É sabido que o organismo intacto sempre tende a manter a homeostase, o equilíbrio dinâmico nas suas relações com as exigências exteriores e interiores. Através do treinamento, o indivíduo - seu organismo - adquire um potencial de adaptação a situações de maior exigência e maior rendimento.
A aplicação de estímulos funcionais progressivos e de intensidade crescente tem efeito sobre o organismo, que resultará em melhora do rendimento nas situações específicas.
O treinamento esportivo não se reduz porém a consecução de objetivos puramente competitivos; é muito mais rico; é um método de aperfeiçoamento físico e psicossomático capaz de melhorar o rendimento não somente no esporte como também no trabalho. Uma boa condição física serve como facilitador para maior capacidade de iniciativa, concentração e atividade intelectual, tem efeitos multifacetados sobre o homem, notáveis também em seus contatos inter-humanos com reflexos sociais ocupando uma parte essencial da vida humana, na educação e auto-educação moral.
O treinamento é importante para os médicos como instrumento na prevenção e promoção da saúde, além de meio para restituição e melhoria da saúde e vitalidade do homem.

Fonte: Labirinto do corpo

Nenhum comentário: