terça-feira, 27 de julho de 2010

O Esporte - modalidade e treinamento

O Esporte pode ser definido como um conjunto de atividades, exercícios físicos praticados com um método de forma individual ou em equipe.
Ao analisar os tipos específicos de atividades que surgiram com a evolução da atividade esportiva, pode ser identificada uma grande variedade de modalidades com distintos temas de competição, métodos de condução das provas e com conjunto de regras específicas.
As atividades esportivas têm características que permitem sua diferenciação em cíclicas, acíclicas ou semicíclicas (combinação de cíclicas/acíclicas)
Esportes ou modalidades cíclicas são caracterizadas pela repetição contínua e prolongada de determinado gesto esportivo. Corrida, ciclismo, natação, remo são exemplos.
Modalidades acíclicas são as que não têm repetição contínua do movimento e que a naturalidade e espontaneidade são marcantes.
Futebol, voleibol, basquetebol, handebol estão entre os mais populares.
Semicíclicos integram atividades repetitivas e espontâneas simultaneamente. Muitos esportes envolvem combinações de atividades cíclicas e acíclicas.
Embora as requisições específicas de cada modalidade que podem ser treinadas sejam variáveis, existem componentes funcionais que são comuns para o desenvolvimento da performance: força, endurance, velocidade e coordenação.
A performance atlética e o treinamento esportivo são construídos com as diferentes variáveis (força, endurance, velocidade e coordenação) e tipos de atividades (cíclicas, acíclicas) que se inter-relacionam nos diferentes grupos de exercícios (competitivos, preparatórios especiais e preparatórios gerais).

A chave para obter um condicionamento físico ideal não está na quantidade de treinos realizados, mas na velocidade com que seu organismo se recupera de um treino. Quanto mais rápida é esta recupe-ração, mais cedo estará pronto para o próximo treino. Existem diversos fatores que influenciam a recuperação, como idade, tempo de treinamento, personalidade, temperatura ambiente, alimentação e principalmente fatores individuais. Somente você conhece suas reais condições físicas e mentais e pode avaliar seu tempo ideal de descanso. Não esqueça, descanso é um componente muito importante e deve ser incluído em sua programação de treinos.

Dica: Aulus Sellmer.

Fonte: Labirinto do Corpo

Nenhum comentário: