segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Treinamento - Ato ou efeito de treinar

Treinar é tornar apto, habilitar, capacitar para determinada tarefa ou atividade um órgão, indivíduo ou animal para qualquer fim. O treinamento é também um método de aperfeiçoamento.

Evidencia-se uma proporcionalidade entre a qualidade e quantidade de treinamento e quantidade e qualidade de efeitos do treinamento, podendo o treinamento físico aproximar o indivíduo de seus limites de potencialidade biológica que é determinada por fatores genéticos.

O treinamento esportivo é a forma básica de preparação do atleta, seja ele profissional, amador ou recreativo. A preparação deve ser sistematicamente organizada por meio de exercícios resultantes de um processo pedagogicamente estruturado, fruto de investigação multiforme.

O treinamento do atleta é um estado dinâmico complexo que contém o treinamento esportivo com elevado nível físico, mas que se caracteriza por desenvolvimento de eficiência psicológica, biológica, metrológica e pelo grau de aperfeiçoamento das necessárias aptidões e conhecimentos técnicos e táticos das diferentes modalidades.

Os resultados esportivos do treinamento são indicadores do volume de aplicação útil dos esforços do atleta no sentido do auto-aperfeiçoamento e terminam por ser a medida do seu êxito nesse caminho.

Os resultados esportivos são também considerados indicadores evidentes da cultura desportiva da sociedade e, em certa medida, são indicadores do progresso cultural global.

No entanto a superação dos próprios resultados e o êxito esportivo não podem servir de motivação principal ou exclusiva para a prática esportiva, não existe apenas a tendência ascendente no processo do treinamento e tampouco o fim exclusivo no esporte.

O TREINADOR

Uma das tarefas mais importantes e muitas vezes muito difíceis para o treinador consiste em fazer com que o atleta compreenda com clareza
a essência da relação existente entre a magnitude de um resultado e a medida do investimento no treinamento. O desejo de resultado não deve ser transferido automaticamente para o treinamento.
O treinador é o indivíduo que dirige e orienta o treino.
O treinador é o elo de ligação na coordenação e motivação necessárias entre o indivíduo a ser treinado, você, suas aspirações e o treinamento com suas conseqüências e resultados. Assim, o seu treinador deve ser um indivíduo bem treinado e capacitado para esta importante atividade do treinamento. Procure e escolha com critério.
Fonte: Labirinto do Corpo

Nenhum comentário: