quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Treinamento - carga de treino

­A expressão “carga de treino” significa uma atividade funcional adicional do organismo em relação ao nível de repouso ou inicial, causada pela execução de exercícios de treino e pelo grau das dificuldades que vão sendo vencidas no processo.

O nível das cargas de treino tende a aumentar a medida que aumenta o grau de preparação do atleta, sendo que há cargas de efeito de desenvolvimento que resultarão em consideráveis modificações graduais no caráter funcional e estrutural e há cargas estabilizadoras, cujo principal efeito é fixar e consolidar as reestruturações adaptativas alcançadas. Procure identificar essas diferenças no seu treinamento e tenha paciência na sua evolução, ela vai acontecer.

A magnitude de uma carga de treinamento resultará da sua intensidade e do seu volume. O volume de carga de treino está relacionado com a duração do seu efeito e com a quantidade totalizada do trabalho (físico e psicológico) realizado no exercício.

A intensidade da carga está ligada ao volume de esforço dispendido com a intensidade das funções e com o impacto da carga em cada momento do exercício, ou ainda, com o grau de concentração do volume do trabalho de treino em um determinado tempo.

Em geral , existe uma dependência mútua dessas duas variáveis; parece notável que quanto maior for a intensidade do exercício, menor será sua duração possível, e que quanto maior for a duração de um exercício, menor será sua intensidade, porém a totalidade das correlações
possíveis não pode ser corretamente descrita por uma única equação e a “dor de cabeça” dessa razão volume/intensidade ficará aos cuidados da sua equipe de treinadores após a liberação da equipe médica. Fique atento, pois se estes parâmetros não forem devidamente programados e monitorizados nas diferentes fases da periodização (pré-temporada, pré-competição, competição e recuperação) eventos como pico prematuro de performance, fadiga crônica ou supertreinamento podem surgir.

A periodização do treinamento é uma abordagem que divide um determinado período do treino em ciclos menores denominados mesociclos; por sua vez, estes são subdivididos em microciclos semanais. Essa compartimentalização do treinamento tenta minimizar os efeitos do supertreinamento. Tenta também modificar o foco do treinamento a longo prazo, para que o desempenho máximo venha a coincidir com a época da competição. É enfatizada não apenas a variação na carga do treinamento durante um ciclo de treino, mas também a adaptação do treino à natureza específica da modalidade esportiva e da habilidade do aprimoramento desejado no desempenho. - Dica: Aulus Sellmer.

REPOUSO

O repouso é um componente essencial do treinamento esportivo, mas somente será considerado uma parte verdadeiramente integrante do treino quando for organizado em conformidade com a periodização do dia, semana, mês e ano do esportista. O repouso não é nem excessivamente breve, nem tampouco excessivamente longo; racionalmente organizado (ativo ou passivo) assegura a recuperação da capacidade de trabalho após a aplicação de cargas, o que permite sua repetição e funciona como meio de otimização do efeito de carga. O aperfeiçoamento dos métodos de treino esportivo segue um caminho de utilização mais racional e de maior importância destacada ao repouso.
Fonte: Labirinto do Corpo

Nenhum comentário: